domingo, 3 de novembro de 2019

Doce de abóbora

Doce de abóbora;

O doce ou compota de abóbora é o único que reúne fãs cá por casa, é por isso o único que faço para "consumo no estabelecimento". Outras compotas, ou são feitas para ocasiões muito especificas ou acabam por ser oferecidos aos amigos ou família.
Faço sempre muito pouca quantidade porque ponho pouco açúcar e a conservação fica comprometida. Costumo ter alguma abóbora congelada, para os períodos em que não estamos na época dela e vou fazendo ao longo do ano: perfuma-me a cozinha com sabores que adoro! 


Precisamos de:
- 800 g de abóbora limpa, cortada em pedaços.
- Raspa e sumo de 1 laranja
- 2 paus de canela
- 50 a 100 g de açúcar mascavado (depende do grau de maturação da abóbora e da doçura da laranja)

Coloque os pedaços de abóbora numa panela, polvilhe com o açúcar e com a raspa da laranja, regue com o sumo e coloque os paus de canela.
Deixe repousar cerca de 2 horas para que os sabores se infundam e a abóbora largue algum liquido.
Coloque a panela ao lume e deixe cozinhar em lume baixo, com a panela destapada ou tapada com uma rede para evitar salpicos. Coze mais ao menos 2 horas ou até fazer ponto fraco.
Pode triturar a mistura ou apenas ir esmagando com a colher de pau.

Assim que estiver pronto, coloque a compota em frascos esterilizados e secos, feche-os e coloque-os voltados para baixo, para que ganhem vácuo. Guarde-os no frigorifico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bolo de Natal

Bolo de Natal Este bolo é oficialmente a minha nova perdição! É fofo, é aromático, lembra pijama, robe e meias quentes, lembra lareira, lemb...