domingo, 3 de novembro de 2019

donuts: sabor clássico


Donuts: sabor clássico;

O donut não é uma invenção portuguesa, não é sequer um bolo com o qual tenha crescido, mas o facto é que desde que os conheço que me agradam bastante! São fofos e saborosos, com uma combinação de sabores que me intrigou. 
O problema é que não sou capaz de comer algo sem olhar à lista de ingredientes e é absolutamente assustadora a destas delicias (muito para além do glúten!). Decifrando os sabores do donut clássico chegamos à combinação de 2 sabores essenciais: laranja e cardamomo. 
Depois de muitos testes, abandonei a ideia de fazer os donuts de forma clássica, com uma massa que leveda, nunca os consegui fofos, na realidade, nem à saída do forno...
Dei então uso à minha forma de donuts de silicone e preparei-os em forma de bolinho, com os sabores do donut clássico e o certo é que voaram cá em casa!


Precisamos de:
- 50 g de farinha de aveia (uso os flocos sem glúten do Aldi moídos)
- 25 g de fubá de mandioca
- 30 g de farinha de amêndoa
- 20 g de farinha de coco
- 1 c ch de linhaça
- Raspa e sumo de meia laranja (cerca de 50 g/ml)
- 5 cápsulas de cardamomo
- 1/4 c cf de sal
- 1 c cf de psylium
- 1 c cf de fermento
- 1 c ch de açúcar mascavado (ou de coco)
- 90 g/ml de bebida vegetal (usei de coco)
- 4 ovos
- 25 g de manteiga + 1 c s de azeite (ou 40 g de manteiga ou 4 c s de azeite)

Abra as cápsulas de cardamomo e retire as sementes pretas do interior, esmague-as num almofariz ou num robot de cozinha (se o fizer num robot potente, como a bimby, moa as sementes com a casca de laranja, as farinhas, sal, psylium e fermento - 1 min/vel 9).
Caso faça a receita manualmente junte as sementes de caramomo moídas à raspa de laranja e às farinhas (junte também o psylium, o sal e o fermento). Reserve.
Bata as gorduras com o açúcar, e acrescente os ovos.
Alternadamente adicione a mistura dos secos, o sumo de laranja e a bebida vegetal, mexendo bem, para incorporar os ingredientes.

Coloque a massa nas formas sem as encher demasiado e leve a forno pre-aquecido a 180ºC, coze aproximadamente 15 a 20 min. Faça sempre o teste do palito.

Costumo dobrar a receita e utilizo as duas formas de donuts que tenho.

Ficam ótimos apenas assim, mas podem preparar uma calda com a restante laranja: fervendo o sumo com as cascas de laranja durante 5 min. Regue depois os donuts com esta calda, aplicando-a com um pincel de cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bolo de Natal

Bolo de Natal Este bolo é oficialmente a minha nova perdição! É fofo, é aromático, lembra pijama, robe e meias quentes, lembra lareira, lemb...