domingo, 3 de novembro de 2019

Broas dos Santos de abóbora

Broas dos Santos de Abóbora;

Não cresci com a tradição do "Pão-por-Deus", os meus colegas de escola primária iam de porta em porta pedi-lo, mas como não era uma tradição que me fosse familiar (a minha família é de Trás-os-Montes e não era tradição por lá), nunca lhe dei grande importância.
Quando os meus filhos eram pequenos batiam-nos à porta grupos de bruxinhas e vampiros no dia 31 de outubro e grupos de meninos de saquinho de pano no dia 1 de novembro. Os meus filhos embarcaram no mais fácil e apelativo: o dia das bruxas. Não me pareceu mal, ainda não parece. Brinca-se com medos, com a noite e com os monstros. E a realidade é que todas estas tradições estão mais ao menos inter-ligadas por um passado longínquo e comum (a globalização não é um exclusivo dos tempos modernos!).
Desde que trabalho numa escola em Lisboa que o Pão-por-Deus ganhou uma importância diferente, é sem duvida uma tradição muito enraizada entre a população lisboeta e remonta aos tempos difíceis do terramoto que arrasou com uma boa parte da nossa capital. É uma tradição de muitos locais do nosso país e merece por isso ser preservada e recordada. Na escola é um dia de festa e de partilha e, bebendo desse espírito aqui deixo estas broinhas de abóbora que ficaram fofas e deliciosas.
(Com o meu grupo de meninos preparámos o pão de dióspiro que levou um pouco de açúcar, ganhando assim o estatuto de bolo).


Precisamos de;

- 400 g de abóbora cozida e esmagada
- 150 g/ml de azeite
- 80 g de açúcar mascavado (ou de coco ou mel)
- 1 cálice de vinho do Porto
- 550 g de farinha: usei as seguintes:
- 100g de farinha de arroz
- 100 g de farinha de castanha
- 100 g de farinha de milho biológica
- 200 g de farinha de teff
- 50 g de farinha de coco
- 2 ovos inteiros
- Raspa de 1 limão
- 1 CS de canela
- 1 CS de erva-doce
- 1 c ch de psylium
- 1 c ch de fermento
- 1 c ch de sal marinho

Misture os secos e a raspa do limão, combinando-os bem. Reserve.
Misture os líquidos e incorpore-os nos secos.
Deixe a massa descansar um pouco e forme bolas pequenas com as mãos enfarinhadas, passando-as ainda por farinha(qualquer umas das usadas) antes de colocar no tabuleiro.
Cozem em forno a 180º, durante cerca de 25 a 30 minutos.
A massa fica um pouco mole mas não necessita de mais farinha, descansando um pouco, é possível moldar as broas sem acrescentar mais farinha.

Ficam ótimos com frutos secos ou desidratados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bolo de Natal

Bolo de Natal Este bolo é oficialmente a minha nova perdição! É fofo, é aromático, lembra pijama, robe e meias quentes, lembra lareira, lemb...